terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RESTAURAÇÃO...

RESTAURAÇÃO.

ISAIAS 43:19 Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

ALGUNS ASPECTOS À CERCA DA RESTAURAÇÃO.

1-Objetivo da restauração;

Restauração significa: ato ou efeito de Restaurar; que por sua vez significa: Recuperar; reconquistar; reparar; reconstituir; renovar; pôr em bom estado; revigorar, recomeçar; dar novo esplendor a; restabelecer; reaver; readquirir; satisfazer; pagar; restabelecer-se.


O objetivo de Deus ao restaurar é alcançar, ao menos, uma das condições descritas na definição de RESTAURAÇÃO.

Portanto, todo projeto de Deus, toda atitude Dele, todos os acontecimentos que decorrem Dele, procuram estabelecer uma destas condições em favor de nossas vidas.


2-O alcance da restauração;

A restauração, não se resume em ministrar uma cura física, ou liberar uma verba financeira, ou mesmo um ato isolado de perdão e de conserto, vai muito além, ela visa restaurar o projeto original de Deus.




Para entendermos melhor, vejamos o que aconteceu com a vida de um cego de nascença ao ser curado.

Vamos perceber que ele precisava de cura não apenas em seu físico.

CEGUEIRA FÍSISCA.

JOÃO 9: 1-3 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

JOÃO 9: 7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

O cego contado no evangelho segundo João capítulo 9 era cego de nascença, ou seja jamais havia enxergado, não tinha este sentido e só sabia o que significava enxergar por ouvir falar.
O interessante sobre isto é que não estamos falando de uma cura simplesmente, como muitos pregam, mas de uma restauração como adiante entenderemos melhor.
Como sempre acontece, em primeiro lugar as pessoas esperavam a cura física, algo que pudessem ver, algo que pudessem tocar para que pudessem crer.
Na sua infinita misericórdia DEUS faz, mas os fatos que sucederam o milagre nos mostra que a restauração pretende ir muito além do que pensamos.
Um homem que não tinha a habilidade de enxergar teve algo novo realizado em sua vida e passou a dar o testemunho, mas ainda era incompleta a obra, na medida que quando lhe perguntavam ele ainda respondia que não sabia exatamente quem era aquele que o abençoou.

JOÃO 9:24-25 Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele, pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, e é que, havendo eu sido cego, agora vejo.

A ignorância, quer seja a falta de conhecimento do homem curado era total, pois jamais diria uma coisa dessas sobre Jesus, se o conhecesse de verdade.

Na realidade ainda estava cego!!!


CEGUEIRA ESPIRITUAL

JEREMIAS 5:21. Ouvi, agora, isto, ó povo louco e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.

Percebam que ao lermos os evangelhos, são raros os momentos em que Jesus vai até alguém, sendo certo que na maioria das vezes as pessoas curadas procuravam Jesus.

No caso deste homem, embora a Bíblia não descreva que Jesus foi procurá-lo, notamos a preocupação de Jesus em que a obra fosse completada, procurando saber como andava sua vida, veja que o versículo 35 do capítulo 9 do Evangelho segundo João, nos relata que Jesus ouviu o que haviam feito com ele e depois o encontrou.

É Jesus quem toma a iniciativa de perguntar-lhe algo que mudaria a sua vida de uma forma completa.

JOÃO 9: 35-38 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

De agora em diante ele conseguiria ver VERDADEIRAMENTE.

3-Deus se preocupa com nossa vida espiritual acima de tudo;


A cura da visão foi restabelecida porque Jesus ia passando e os discípulos o interrogavam sobre os motivos da deficiência, e ao ser ministrada trouxe fé para todos os que acompanharam ou ouviam o testemunho.

A restauração da vida espiritual mostrou-se uma preocupação diretamente de Deus, pois quando cego o homem foi motivo de questionamento dos discípulos, mas ao ser curado a Bíblia não nos relata que os discípulos, ou qualquer outra pessoa, salvo Jesus, tenham se preocupado com a salvação daquele homem.

Enquanto se preocupavam em dar publicidade ao milagre, sequer pararam para se perguntar quanto a salvação, quanto a vida espiritual.

4-O que houve foi uma restauração e não simplesmente uma cura;


Ele nunca havia enxergado, mas foi criado para ver.


GÊNESIS 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.


Portanto, o homem foi formado perfeito, semelhante a Deus.



GÊNESIS 1:31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.



Ao criar o homem conforme sua imagem e semelhança, o homem podia ver, era semelhante a Deus.


Ao dar visão para o cego, Jesus lhe restaurou a condição primeira de criatura de Deus.




5-Restaurado para a VIDA!

Percebemos, no entanto, que Jesus não se conformou com a restauração simplesmente na forma da criação, ele queria a restauração da essência na criação.

Deus havia criado o homem para ser eterno, e o homem perdeu a capacidade de ser eterno.

GÊNESIS 2:16-17. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,

mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

E já sabemos que mesmo assim, desobedeceram e encontraram a morte deixando de ser eternos.

6-DEUS não desistiu;

ROMANOS 5:8. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.


7-Se fazendo restaurador para nos salvar, e nos levar de volta à nossa condição de imagem e semelhança Dele;

ISAÍAS 58:11-12 E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.

E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar.

Por este fato a RESTAURAÇÃO ministrada em nossas vidas, por ser essência do próprio Deus, vai alcançar limites inimagináveis até destruir tudo o que não presta, tudo o que não provêm de Deus e nos levar de volta ao centro da vontade de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário