terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MILAGRE ? QUAL A INSTRUÇÃO ?

Em cada milagre está inserida uma instrução.
Jesus disse ao cego para lavar o barro e o cuspe dos olhos.
Convém que eu jaça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse­-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
João 9.4-7
Elias instruiu Naamã a mergulhar sete vezes no rio Jordão.
Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e .ficarás purificado. Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pór-se-á em pé, e invocará o nome do SENHOR, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação. Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o projeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 REIS 5.IO-14
Naamã entrou no rio Jordão com a pele leprosa, mas saiu do rio sem lepra e com a pele como a de um bebê, porque obedeceu à instrução do homem de Deus.
Deus deu a Josué instruções específicas sobre como con­quistar Jericó. Ele lhe disse que orientasse o povo a andar em volta das muralhas de Jericó uma vez por dia durante seis dias. No sétimo, deveriam rodeá-las sete vezes.
Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, e ao seu rei, e aos seus valentes e valorosos. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifre de carneiro diante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes; e os sacerdotes tocarão as buzinas.
JOSUÉ 6.2-4
A obediência é a garantia da recompensa.
Foi prometido a Josué que, se ele seguisse fielmente as ins­truções divinas, as muralhas de Jericó desabariam.
E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente, rodearam a cidade sete vezes. E sucedeu que, tocando os sacerdotes a sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SE- . NHOR vos tem dado a cidade! Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade.
Josué 6.15,16,20
As instruções divinas decidem as fases da vida. Quando você pedir a Deus um milagre, Ele lhe dará uma instrução.
Sua obediência é a única prova de que você crê em Deus.

MOTIVAÇÃO ANO NOVO

Com qual motivação devo planejar, agir e reagir?

Para responder a estas perguntas desejo destacar dois elementos inseparáveis, o realismo e a esperança.

Para muitos, o realismo da vida e das pessoas os leva à desesperança.

A esperança, para outros, é quase sempre irrealista.

"Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Deus Eterno não se acaba, e a sua bondade não tem fim."
Lamentações de Jeremias, capítulo 3, versos 21 e 22. O profeta Jeremias, no texto acima, nos ensina como devemos olhar para o dia de amanhã. Notem como ele é ao mesmo tempo honestamente realista e autenticamente esperançoso!

Ainda que ele escrevesse toda ruína e angústia da situação do seu povo e de Jerusalém, ele também focaliza a sua mente na bondade do Deus Eterno. Sem fechar os olhos para aquilo que estava ruim e errado, ele projeta seu olhar para aquilo que Deus pode fazer e transformar.




Ele baseia sua esperança no Senhor. "Deus é tudo o que tenho; por isso confio nele." Ele reconhece que Deus é bom para com os que o buscam e nele esperam.

Assim devemos olhar o futuro, sabendo que o realismo nos permite fazer uma avaliação honesta daquilo que precisamos entregar e corrigir e também capacita-nos a descansar com confiança e esperança no poder do Deus Eterno.

O SENHOR PROVERÁ ...

É certo que quando as pessoas amam o dinheiro, nunca se fartam (Ecl 5.10).

Devemos entender que o propósito de Deus para as bênçãos materiais é realizar Seus planos para as pessoas. O rico tolo, que desprezou a Deus e ajuntou tesouros para si mesmo, foi condenado; (Lc 12.19-20), assim acontecerá com qualquer pessoa que fizer o mesmo e não é rica para Deus. (Lc. 12.21).

O poder miraculoso de Deus não está limitado apenas a maravilhas espirituais. Ele faz milagres físicos e materiais também.

Deus se revela por seu nome redentor, JEOVÁ-JIRÉH, traduzido, “O SENHOR PROVERÁ”. (Gn. 22.8) Bênção material é uma bênção redentora; Ela foi conquistada em nosso favor e em nosso nome, quando Jesus Cristo morreu como nosso substituto. Por sua graça, Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; Para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (II Co. 8.9). Desde que Ele morreu por nós, como não nos dará também com Ele todas as coisas? (Rm 8.32) .

ESPOSA ABENÇOADA ...

MARIDO ESPERA DA ESPOSA
1. Que ela seja a alma do matrimônio (Pv 31:28,29). Um casamento sem “alma” é um casamento morto.

2. Satisfação sexual. Uma esposa amante que sabe dar atenção equilibrada nos assuntos relacionados a cama e mesa... (1 Co 7:2-5; Ct 7:10-13).

3. Uma mulher atraente (Gn 24:16; Pv 31:22). O homem é atraído pela vista.

4. Companhia prazerosa (Pv 31:10-12, 30; 12:4; Cuidado – Pv 11:22; 21:9,19).

5. Uma guardiã do lar (2 Reis 4:1-7).

6. Apoio moral e psicológico (Pv 31:12; Abigail 1 Sm 25:2-44).


7. Que ela o respeito (Um exemplo negativo – 2 Sm 16:6-23).


8. Apreciação (Ct 1:15-17; 2:1-3).

CONCLUSÃO: UMA MULHER SABIA ( PV 14:1)

MULHER CHEIA DE GRANDEZA ...

A GRANDEZA DA MULHER EM PROVERBIOS 31
1 - Ela é digna da confiança do seu marido (Pv. 31:11a). “O coração do seu marido confia nela (...)
2 - Ela age de forma firme e resolvida (Pv. 31:17). “Cinge seus lombos de força e fortalece os seus braços”.
3 - Sabe que sua responsabilidade não tem hora (Pv. 31:18a). “...sua lâmpada não se apaga de noite”.
4 - Suas atitudes revelam segurança absoluta (Pv. 31:21). “No tocante a sua casa não teme a neve, pois todos andam de lã escarlate”.
5 - As ações desta mulher são o adorno de seu marido. (Pv. 31:23) “Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciões da terra”.
6 - A família desta mulher se sente orgulhosa por causa das suas ações, (Pv. 31:28,29) “Levantam-se seu filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.
7 - A visão desta mulher em relação ao futuro é otimista e confiante. (Pv. 31:25) “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações”.
8 - Esta mulher não age apenas no espaço doméstico, suas ações também acontecem publicamente. “Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público louvarão as suas obras”.
9 - Ela manifesta generosidade dentro e fora de sua casa. (Pv. 31:12,20) “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado”.
10 - Ela é criativa e cheia de iniciativa. (Pv. 31:16) “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho”.
11 - Ela é diligente e tem capacidade administrativa. (Pv. 31:15)
CONCLUSÃO: Sensível, Moderada, Competente, Tem ambição. (Excelência deve ser a ambição de toda mulher.), Classe e Fineza.

DIREITO DA MULHER ...

DIREITOS ADQUIRIDOS
A Bíblia registra o que pode ser o primeiro momento quando mulheres exigiram tratamento igualitário.
"E CHEGARAM as filhas de Zelofeade (..) e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;"
O pai das mulheres havia morrido e, pela lei, todas as posses de Zelofeade seriam repartidas entre seus irmãos e não entre as filhas. As meninas, então, botaram a boca no trombone.
" E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
Nosso pai morreu no deserto, (...) e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai." (Números 27:01-04)
Moisés então levou a pendenga ao chefe.
" E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas." (Números 27:05-07)
E além de liberar esse direito às filhas de Zelofeade, o SENHOR ainda deixou uma nova lei. Talvez a primeira lei que contemplava as mulheres.
CONCLUSÃO: Mulheres também tem seus direitos :"E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha."(Números 27:08)

MULHER ABENÇOADA POR GRANDE EXPERIÊNCIA

A HISTÓRIA DA PROSTITUTA RAABE
JOSUÉ CAP. 2 E JOSUÉ 6.22-25.
7 Atitudes que esta mulher prostituta tomou, para ser liberta e ter a sua vida restaurada
1- Protegeu os dois homens de Deus, que foram espiar Jericó - Josué 2. 1 e 6
2- Creu no Deus de Israel – Josué 2.8-11
3-Demonstrou pela sua família, um imenso amor, intercedendo por todos. Josué 2. 12-13
4-Foi obediente, colocando em sua janela, o fio de escarlate - Josué 2.19 e 21
5-Aproveitou a oportunidade que teve, para deixar para trás o seu passado e começar uma nova vida, ao ser tirada de cima do muro onde praticava a prostituição, ela não olhou para trás, (como foi o caso da mulher de Ló).
Leia Josué 6.22-23
6-Foi fiel ao que prometera aos dois espias, não relatou o ocorrido em sua casa.Josué 6.22 e 25
CONCLUSÃO: 7-Tomou uma posição com Deus, abandonou o pecado, casou e constituiu uma família, fazendo
parte da árvore genealógica do Senhor Jesus. Mateus 1.5

SETE PERGUNTAS ...

SETE PERGUNTAS PARA VOCÊ RESPONDER
1-Diante das perseguições, lutas e aflições, você está indo para a Casa do Senhor?
2-Quando tudo parece impossível, você tem sido perseverante na oração?
3-Diante das afrontas, você tem permanecido em posição de humilhação?
4-Quando a bênção chega em suas mãos, você tem glorificado a Deus?
5-Será que suas atitudes tem agradado a Deus?
6-Você tem ofertado o melhor, as primícias para Deus?
7-Você tem usado de sinceridade diante do altar do Senhor?
Ana disse: ...eu sou uma mulher atribulada de espírito I Samuel 1.15- Ela falou a verdade e foi vitoriosa.
CONCLUSÃO: I Samuel 1.28 – Pelo que também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver: pois ao Senhor foi pedido. E ele adorou ali ao Senhor.

CASAL UNIDO

O CASAL DEVE DECIDIR JUNTO
Há uma ordem de governo e autoridade estabelecida por Deus no lar. O marido é chamado o cabeça (Ef.5:22-24), e entendemos que como tal tem direito à palavra final. Porém, isto não quer dizer que o homem esteja sempre certo ou que não deva ouvir sua mulher.
Encontramos no Velho Testamento uma ocasião em que o próprio Senhor diz a Abraão, seu servo: “Ouve Sara, tua mulher, em tudo o que ela te disser” (Gn.21:12). No Novo Testamento vemos Pôncio Pilatos desprezando o conselho de sua mulher e se dando mal com isto (Mt.27:19).
Precisamos considerar ainda que ser líder não significa ser autoritário. Quando o apóstolo Pedro escreveu aos presbíteros (que compõem o governo da Igreja Local), disse em sua epístola que eles não deveriam ser “dominadores do povo” (I Pe.5:3).
Isto mostra que autoridade e autoritarismo são duas coisas distintas. Vejo muitos maridos dizerem que suas esposas TÊM que obedecê-los! Mas ao dizer que as esposas devem ser submissas, Deus não estava instituindo o autoritarismo no lar. Vale ainda lembrar que Jesus declarou que “aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc.12:48).
Os homens precisam se lembrar de que em matéria de responsabilidade do lar, terão que responder a Deus numa medida maior que as mulheres. Mas não é preciso que o homem carregue o peso desta responsabilidade sozinho.
É importante que o casal dialogue e tome decisões juntos. Desde que casamos, minha esposa e eu sabemos quem é o cabeça do lar, mas foram muitas raras as vezes em que tomei uma decisão por mim mesmo.
Sempre conversamos e discutimos sobre nossas decisões. As vezes já estamos de acordo no início da conversa, e às vezes precisamos de muita conversa para amadurecer bem o que estamos discutindo. Mas sabemos a bênção de caminhar em acordo e cultivamos isto entre nós.
Entendo que se a mulher é chamada de “auxiliadora” na Bíblia, é porque o homem precisa de sua ajuda. E a ajuda da mulher não está limitada à atividades domésticas.
A Bíblia fala com esta figura, que deve haver uma relação de companheirismo. Creio que como auxiliadora, a mulher deve ajudar a tomar decisões.
Este é um processo que exige ajuste. Na hora de discutir alguma decisão, ou mesmo a forma de ser e se comportar de cada cônjuge, vemos o quanto é difícil ouvir ao outro. Mas devemos atentar para o ensino bíblico sobre isto: “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv.18:13).
Tiago nos adverte o seguinte:
CONCLUSÃO: “Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 1:19

DIREÇÃO FAMILIAR ...

* O marido ideal (inclusive obreiros)
Toda família necessita de um dirigente. Por isso, Deus atribui ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e da família. Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão, consideração pela esposa e família. A responsabilidade do marido, que Deus lhe deu, de ser "cabeça da mulher" inclui:
1) Provisão para as necessidade, espirituais e domésticas da família. Gn. 3.16,19; I Tm. 5.8.
2) O amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem estar dela, da maneira que Cristo ama a Igreja. Ef. 5.25-33.
3) Honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa. Cl. 3.19; I Pe. 3.7.
4) Lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal; Mt. 5.27,28; Ef. 5.31.
* A esposa ideal (inclusive esposa de obreiro)
A esposa tem a tarefa, dada por Deus, de ajudar ao marido e submeter-se a ele "no Senhor". Seu dever para com o marido inclui:
1) O amor (Tt. 2.4)
2) O respeito (Ef. 5.31; I Pe 3.1 e 2)
3) A ajuda (Gn. 2.18)
4) A pureza (Tt. 2.5; I Pe. 3.2)
5) A submissão (Ef. 5.22; I Pe. 3.5)
6) Um espírot manso e quieto (I Pe. 3.4)
7) E o ser uma boa mãe (Tt. 2.4)
8) E o dona de casa (I Tm. 2.15; 5.14; Tt. 2.5)

A MULHER DE LÓ ...

A Mulher de Ló

Um Exemplo a Não Seguir

“Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32).
Mas, pra que? Com tantas pessoas de quem temos que nos lembrar, para que nos lembrarmos da mulher de Ló? Ela viveu há tanto tempo! Não há sequer um retratinho dela, nem o seu nome sabemos!
Essa mulher! Mulher-modelo! Sim, modelo a não ser seguido. Todos nós somos tentados a agir como ela, em sua loucura momentânea e fatal.
Era Ló o seu esposo, e ambos viviam com as duas filhas na cidade de Sodoma. A cidade tinha uma característica: era promíscua. A homossexualidade grassava livre, solta e generalizada por sua população. Ló incomodava-se com isso, mas, como era um estrangeiro, pouco podia fazer. Pelo menos suas filhas estavam encaminhadas. Elas tinham maridos. Diz-nos a bíblia que os clamores sobre essa cidade subiram ao Senhor. Provavelmente os de Ló, homem de oração.
Nenhuma oração que fazemos, quando sincera e cônscia da presença do Senhor, é vã ou sem resposta. À semelhança das ondas de rádio, que se propagam perpetuamente pelo universo, ao ponto de poderem ser ouvidas novamente algum dia (dizem os entendidos), as orações também não se perdem. Em Apocalipse está escrito que elas serão lançadas com incenso sobre a Terra, nos dias de juízo (Ap 8.4). Ló orava e Deus atendeu aos seus clamores.
Dois anjos e o Senhor foram até Abraão notificá-lo da destruição iminente de Sodoma. Enquanto Deus ficara com Abraão, os anjos desceram à cidade. Ali, na praça, encontrados por Ló, foram convidados para hospedarem-se em sua casa (a bíblia recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns podem estar hospedando anjos, cf Hb 13.2).
Ao entrarem em casa de Ló, os homens da cidade foram à porta exigir que os visitantes fossem postos para fora, para serem abusados sexualmente. Ló implorou-lhes que nada lhes fizessem, pois estavam debaixo de seu teto. A gentalha ralhou com ele, dizendo que um estrangeiro não deveria dar-lhes ordens, e agora iriam abusar dele mesmo. Foi quando os anjos o recolheram para casa, cegaram o populacho e mandaram que Ló e a família saíssem o mais cedo possível, pois haveria uma chuva de fogo e enxofre, destruindo tudo. Mas instou com eles: não olhem para trás.
Ló, a esposa e as duas filhas saíram. Os genros não quiseram, não acreditaram. “Não olhem para trás”, era a ordem. Correram estrada afora. Infelizmente a mulher de Ló, não se sabe porque, se por zelo da casa, misericórdia dos que ficaram, curiosidade ou medo, olhou para trás. Imediatamente foi transformada numa estátua de sal, prefigurando o Mar Morto que se formaria naquela área.
“Lembrai-vos da mulher de Ló”, que olhou para trás. Quantos de nós, depois de sermos resgatados do mundo, somos tentados a voltar à velha vida, aos velhos hábitos, às velhas alegrias! “Não olhem para trás”. Quem lança mão do arado e olha para trás não é digno do Reino (Lc 9.61). Jesus diz que quem olha para trás é como o “sal insípido”, que para nada mais presta, senão para ser lançado fora (Mt 5.13), como o sal que compunha a estátua daquela que fora uma mulher eleita, pois escolhida para sair da destruição em função do esposo justo que tinha. Quem olha para trás é semelhante ao cão que volta ao próprio vômito ou à porca que volta ao seu próprio lamaçal (II Pe 2.22)
CONCLUSÃO: Se for o seu caso, ainda há tempo, pois o “fogo e o enxofre” não caíram sobre a Sodoma e Gomorra deste fim dos tempos. Ainda temos um advogado perante o Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados (I Jo 2.2).

A ESPOSA DE NOÉ

A ESPOSA DE NOÉ

" Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teu filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo" (Gênesis 6:18).

Na Bíblia, nós a conhecemos como "a esposa de Noé". O seu nome não sabemos mas, com certeza, Deus sabe e o colocou no Livro da Vida, no livro onde estão os nomes de todos aqueles salvos pelo sangue do Seu Filho unigênito, Jesus Cristo.
Maria? Rute? Madalena? Não sabemos, mas sabemos que ela era uma mulher virtuosa e submissa a seu esposo Noé.
O mundo, naquela época, estava corrompido. O pecado inundava toda a terra. Mas havia um família que era fiel ao Senhor - a família de Noé. Ele era um homem justo que andava com Deus, juntamente com sua esposa, seus três filhos - Sem, Cão e Jefé - e suas noras.
Em Gênesis 6:5-7, a Bíblia nos diz: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus."

Até então, a vida da esposa de Noé era simples. Ela cuidava de Noé, de seus filhos e do seu lar. Ele tinha uma vida sem preocupação, pois tinha o Senhor. Ela não imaginava que a sua vida e a de todos da sua família iria mudar. Tudo começou com "o chamado do Senhor". Disse Deus a Noé: "... O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência e eis que os desfarei com a terra" (Gênesis 6:13).
E ainda disse a ele que fizesse uma arca de madeira de gofer. Nela entraria ele, seus filhos, sua esposa e as mulheres de seus filhos, pois ele iria trazer "um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus ..." (Gênesis 7:17).
Como nós reagiríamos a esta notícia tão séria?
Como nós reagiríamos ao saber que , com exceção da sua família, todos iriam morrer?
Como nós reagiríamos ao saber que tudo iria mudar daqui para frente?

A esposa de Noé creu na profecia. Ela creu no que Deus disse a seu esposo. Ela creu que toda a humanidade iria perecer sob as águas do dilúvio.
O coração desta mulher de Deus, certamente, estava preocupado não apenas com a morte de todas aquelas pessoas que ela conhecia mas também com a vida e alma de seus filhos e noras. Como mãe amorosa ela deve ter falado do amor de Deus e da promessa de salvação. Ela amava seu esposo, seus filhos, suas noras e, principalmente, o Senhor. Por isso podemos fechar nossos olhos e imaginar o que ela fazia enquanto Noé, Sem, Cão e Jafé construíam a arca. Podemos imaginar e dizer que ...

1- Ela orava.
2- Ela exortava.

A mulher de Noé, provavelmente, era a mulher que a Bíblia diz em Provérbios 31:10: "Mulher virtuosa quem a achará?"

E você, minha irmã, sempre encoraja seu marido? Você o encoraja em seus planos (nos dele), mesmo que não sejam os seus? E você faz isso de coração ou apenas para, aparentemente, ser uma esposa submissa? Não estou dizendo que é fácil ser submissa, nem que é fácil seguir os planos do marido quando eles não são os mesmos planos meus. Mas de uma coisa estou certa: se eu colocar os meus joelhos no chão e pedir ao Senhor que mude o meu coração para um coração submisso, para um coração que se submete com alegria, com certeza, Ele vai me atender. E é aí quando estarei fazendo a vontade do Senhor e lutando pra ter um lar feliz junto com meu marido e com nossos filhos.
3- Ela ajudava.
E você, amada irmã, é aquela "ajudadora idônea" (Gênesis 2:18) do seu marido?
Ou você vive atrapalhando-o, não deixando ele ter tempo para trabalhar para o Senhor?
Lembro-me de ter lido em algum lugar que havia uma esposa que vivia revoltada com seu marido por ele , de vez em quando, pedir a ela para trazer um chá para ele. O escritório dele era no primeiro andar da casa e a cozinha no térreo. Ela reclamava, reclamava, reclamava ... mas ele não dava ouvidos às reclamações da sua mulher que pode ser comparada a de Provérbios 21:19: "É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça." Mas, apesar de estar agindo rixosamente, ela era uma mulher de Deus e era, verdadeiramente, uma crente no Senhor. Então, ela decidiu por algo que deixava seu coração cheio de amor todas a vezes que seu marido pedia o tão polêmico chá - agora, ela levava o chá, não para seu marido mas para o Senhor. Ela fazia de conta que era para Deus que ela estava fazendo o chá.

A Bíblia nos diz em Provérbios 21:1... "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer." Meditando neste versículo, cheguei a conclusão de que o bom mesmo é pedir a Deus que Ele mude o meu coração assim como Ele muda o coração do rei e o inclina a todo o seu querer. Assim, posso ser uma ajudadora do meu marido fazendo o que ele me pede com amor para ele mesmo.
Tudo que vimos até agora, não podemos afirmar que realmente aconteceu. A Bíblia nada diz a respeito desta mulher. A Bíblia não diz qual foi a sua reação quanto a todos estes acontecimentos. Não sabemos se ela foi obediente ao Senhor do princípio até ao fim. Tudo o que vimos são apenas suposições. Mas quando a Bíblia nos diz: "E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos" (Gênesis 7:13), temos certeza que ela entrou na arca. E, quando a Bíblia, novamente, nos diz: "Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos" (Gênesis 8:15-16), então temos certeza que ela e seu esposo, os seus filhos e suas esposas saíram da arca.
CONCLUSÃO: A Bíblia ainda nos diz que "... edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o Senhor sentiu o suave cheiro ...".

APRENDENDO COM ESTER

Ester foi a única mulher hebréia a se tornar rainha numa nação dominadora. Disputou um concurso público e foi escolhida entre as melhores. Durante seu mandato, conseguiu livrar o povo de um dos maiores massacres planejados pelo inimigo. A vida de Ester só alcançou esse patamar de sucesso, porque o caráter moldado nela estava dotado das seguintes virtudes: SABEDORIA, DEDICAÇÃO, OBEDIÊNCIA, FIRMEZA, HUMILDADE, FIDELIDADE e SANTIDADE. Samuel mostrou ...
1. Sabedoria em Cap. 5. Vv. 3-4 - Então o rei lhe disse: O que é, rainha Ester? Qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Ester respondeu: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. ESTER PREPAROU UMA BELA ESTRATÉGIA PARA O ESCAPE DE SEU POVO. AZAR DO ADVERSÁRIO.
2. Dedicação em Cap. 2. Vv. 5-18
ESTER DISPUTOU E VENCEU O CONCURSO DE MISSES MAIS DISPUTADO QUE JÁ SE OUVIU FALAR. NINGUÉM PODE VENCER O SERVO DE DEUS DEDICADO E FIEL.
3. Firmeza em (Cap. 4 V. 16) – “Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” - NEM A POSSIBILIDADE DA MORTE DETÉM O CRENTE FIRME.

4. Obediência em (Cap. 2 v. 10) – “Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.”, NÃO SOMENTE NESSA OCASIÃO, MAS ESTER NUNCA SE PREVALECEU DA CONDIÇÃO DE RAINHA PARA SAIR DO POSTO DE SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA EM RELAÇÃO A MARDOQUEU.
5. Fidelidade em (Cap. 8 v. 6) – “ Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? ou como poderei ver a destruição da minha parentela?” ESTER PODERIA, DEPOIS DE SE TORNAR RAINHA, NEGAR SUA RAÇA E DEIXAR QUE O POVO PERECESSE. SUA FIDELIDADE EVITOU QUE ELA PRÓPRIA VIESSE A PERECER.
6. Humildade em (Cap. 7, v. 2) – “2 Ainda outra vez disse o rei a Ester, no segundo dia, durante o banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? e ser-te-á concedida; e qual é o teu rogo? Até metade do reino se te dará” e (cap. 8, v. 11) – “Nestas cartas o rei concedia aos judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, e para destruírem, matarem e esterminarem todas as forças do povo e da província que os quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens,”. ESTER SABIA PEDIR APENAS O NECESSÁRIO E COM ISSO EVITAVA RECEBER NEGAÇÃO.
7. Santidade em (Cap. 4, v. 16) – “Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.”. ENTREGAR SEUS PROBLEMAS A DEUS É A MELHOR DAS HABILIDADES.
Conclusão:
1) A história de sucesso de Ester começa quando Deus coloca uma estratégia de sabedoria no coração de Mardoqueu. E Ester, uma jovem confiante em Deus aceita a liderança de alguém que a tinha criado. (PRIMEIRO PASSO)
2) Ester teve o privilégio de crescer num lar dirigido por Deus. Soube fazer jus ao tratamento privilegiado (SEGUNDO PASSO).
3) Edificou as colunas do seu sucesso desde o primeiro dia que conheceu a Deus (TERCEIRO PASSO).
Agora só falta você criar coragem e fazer o mesmo que Ester.

A INTENÇÃO DO CORAÇÃO...

a) RUBEM: GN 29.30-32 - “O Senhor atendeu a minha aflição e por isso agora me amará o meu marido.” A esperança estava nas circunstâncias;
b) SIMEÃO: GN 29.33 - “O Senhor ouviu minha reclamação e também me deu este.” Buscou o Senhor somente para reclamar.;
c) LEVI: GN 29.34 - “Agora o meu marido vai se ajuntar comigo, porque lhe dei três filhos.” Continuou a olhar para as circunstâncias;
d) JUDÁ: GN 29.35 - “Esta vez louvarei ao Senhor!” Antes tarde do que nunca;
e) DÃ: Raquel decide apelar: GN 30.6 - “Julgou-me Deus” Outra reclamadora. Deus responde: Lamentações 3.39: “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”
f) NAFTALI: Raquel apela de novo: GN 30.8 - “Lutei com minha irmã e venci!” O diabo mostra as garras;
g) GADE: Léia também apela: GN 30.11 - “Vem aí a turba” Quando irmãos entram em guerra o diabo fica à vontade e vem a confusão;
h) ASER: Leia não mede limites: GN 30.13 - “Então, disse Léia: Para minha ventura, porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou o seu nome Aser.” Pobre da mulher que tenta prender o coração do homem com filhos;
i) ISSACAR (Deus me deu meu galardão) E ZEBULOM (deus me deu uma boa dádiva):GN 30.14-15 – Enquanto Raquel põe sua esperança nas mandrágoras, Leia se aproveita;
j) JOSÉ: GN 30.23 - “Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame.” O fruto da briga vai sofrer muito;
k) BENJAMIM: GN 35.16-19 - “Partiram de Betel, e, havendo ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, teve um filho Raquel e teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai o chamou Benjamim. O fim da contenda é a morte.

RESTAURAÇÃO...

RESTAURAÇÃO.

ISAIAS 43:19 Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

ALGUNS ASPECTOS À CERCA DA RESTAURAÇÃO.

1-Objetivo da restauração;

Restauração significa: ato ou efeito de Restaurar; que por sua vez significa: Recuperar; reconquistar; reparar; reconstituir; renovar; pôr em bom estado; revigorar, recomeçar; dar novo esplendor a; restabelecer; reaver; readquirir; satisfazer; pagar; restabelecer-se.


O objetivo de Deus ao restaurar é alcançar, ao menos, uma das condições descritas na definição de RESTAURAÇÃO.

Portanto, todo projeto de Deus, toda atitude Dele, todos os acontecimentos que decorrem Dele, procuram estabelecer uma destas condições em favor de nossas vidas.


2-O alcance da restauração;

A restauração, não se resume em ministrar uma cura física, ou liberar uma verba financeira, ou mesmo um ato isolado de perdão e de conserto, vai muito além, ela visa restaurar o projeto original de Deus.




Para entendermos melhor, vejamos o que aconteceu com a vida de um cego de nascença ao ser curado.

Vamos perceber que ele precisava de cura não apenas em seu físico.

CEGUEIRA FÍSISCA.

JOÃO 9: 1-3 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

JOÃO 9: 7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

O cego contado no evangelho segundo João capítulo 9 era cego de nascença, ou seja jamais havia enxergado, não tinha este sentido e só sabia o que significava enxergar por ouvir falar.
O interessante sobre isto é que não estamos falando de uma cura simplesmente, como muitos pregam, mas de uma restauração como adiante entenderemos melhor.
Como sempre acontece, em primeiro lugar as pessoas esperavam a cura física, algo que pudessem ver, algo que pudessem tocar para que pudessem crer.
Na sua infinita misericórdia DEUS faz, mas os fatos que sucederam o milagre nos mostra que a restauração pretende ir muito além do que pensamos.
Um homem que não tinha a habilidade de enxergar teve algo novo realizado em sua vida e passou a dar o testemunho, mas ainda era incompleta a obra, na medida que quando lhe perguntavam ele ainda respondia que não sabia exatamente quem era aquele que o abençoou.

JOÃO 9:24-25 Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele, pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, e é que, havendo eu sido cego, agora vejo.

A ignorância, quer seja a falta de conhecimento do homem curado era total, pois jamais diria uma coisa dessas sobre Jesus, se o conhecesse de verdade.

Na realidade ainda estava cego!!!


CEGUEIRA ESPIRITUAL

JEREMIAS 5:21. Ouvi, agora, isto, ó povo louco e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.

Percebam que ao lermos os evangelhos, são raros os momentos em que Jesus vai até alguém, sendo certo que na maioria das vezes as pessoas curadas procuravam Jesus.

No caso deste homem, embora a Bíblia não descreva que Jesus foi procurá-lo, notamos a preocupação de Jesus em que a obra fosse completada, procurando saber como andava sua vida, veja que o versículo 35 do capítulo 9 do Evangelho segundo João, nos relata que Jesus ouviu o que haviam feito com ele e depois o encontrou.

É Jesus quem toma a iniciativa de perguntar-lhe algo que mudaria a sua vida de uma forma completa.

JOÃO 9: 35-38 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

De agora em diante ele conseguiria ver VERDADEIRAMENTE.

3-Deus se preocupa com nossa vida espiritual acima de tudo;


A cura da visão foi restabelecida porque Jesus ia passando e os discípulos o interrogavam sobre os motivos da deficiência, e ao ser ministrada trouxe fé para todos os que acompanharam ou ouviam o testemunho.

A restauração da vida espiritual mostrou-se uma preocupação diretamente de Deus, pois quando cego o homem foi motivo de questionamento dos discípulos, mas ao ser curado a Bíblia não nos relata que os discípulos, ou qualquer outra pessoa, salvo Jesus, tenham se preocupado com a salvação daquele homem.

Enquanto se preocupavam em dar publicidade ao milagre, sequer pararam para se perguntar quanto a salvação, quanto a vida espiritual.

4-O que houve foi uma restauração e não simplesmente uma cura;


Ele nunca havia enxergado, mas foi criado para ver.


GÊNESIS 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.


Portanto, o homem foi formado perfeito, semelhante a Deus.



GÊNESIS 1:31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.



Ao criar o homem conforme sua imagem e semelhança, o homem podia ver, era semelhante a Deus.


Ao dar visão para o cego, Jesus lhe restaurou a condição primeira de criatura de Deus.




5-Restaurado para a VIDA!

Percebemos, no entanto, que Jesus não se conformou com a restauração simplesmente na forma da criação, ele queria a restauração da essência na criação.

Deus havia criado o homem para ser eterno, e o homem perdeu a capacidade de ser eterno.

GÊNESIS 2:16-17. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,

mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

E já sabemos que mesmo assim, desobedeceram e encontraram a morte deixando de ser eternos.

6-DEUS não desistiu;

ROMANOS 5:8. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.


7-Se fazendo restaurador para nos salvar, e nos levar de volta à nossa condição de imagem e semelhança Dele;

ISAÍAS 58:11-12 E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.

E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar.

Por este fato a RESTAURAÇÃO ministrada em nossas vidas, por ser essência do próprio Deus, vai alcançar limites inimagináveis até destruir tudo o que não presta, tudo o que não provêm de Deus e nos levar de volta ao centro da vontade de DEUS.

NESTE NATAL

II Corrintios  12 : 7 a 10
Nós vamos prosperar na terra do Egito !  Vamos viver uma prosperidade sobrenatural.
Paulo ouviu três vezes Deus dizer não:  O não de um pai é uma benção na vida dele.
Nós não precisamos entender todas as coisas, devemos confiar naquele que entende
todas as coisas,  nem todos os nãos nós compreendemos.
Graças aos nãos de Deus, temos recebido bênçãos em nossas vidas.
Não precisamos encontrar explicações para nossos sofrimentos, precisamos confiar no
amor de Deus que sabe todas as coisas.
Quando Deus permite o sofrimento,    Ele sabe que é para o nosso bem.
Salmo 20:1   -   O Senhor te ouça no dia da tua angústia.  De Deus para você:  hoje:
O Senhor sabe onde sofremos, tem as respostas.
Entregamos tudo em tuas mãos.
Você vai ter justiça do Senhor contra tudo que tentou te roubar e tirar seus direitos.
É tempo de grandes liberações, Deus nos colocando em um novo patamar.
Tempo de recuperação:   Posição, recursos perdidos e o que deixou de ganhar
Tempo de deixar a dependência dos homens para conquistar pela fé com Deus.
Tempo de romper com os deuses da família e maldições hereditárias.
Tempo de desligar-se dos afetos para viver a benção da família.
Tempo de encontrar pela fé a herança que não se vê.
Tempo de ter a nosso favor o Jesus,  que nos  traz a  vitória
Tempo de ser acrescido muito e em tudo pelo Senhor.
UM MENINO VOS NASCEU ......    UM MENINO SE VOS DEU
MARAVILHOSO  ....     CONSELHEIRO   .... PRÍNCIPE DA PAZ.

CARÁTER

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE  CARÁTER:  SUAS  EXPRESSÕES:
O que você pensa é o que você faz, o que você faz, revela quem você é  “ Caráter “
O seu caráter determina o seu estilo de vida, seu caráter define sua conduta:
A covardia pergunta:É   seguro?    O consenso pergunta: É popular?    O caráter pergunta: É certo?
CARÁTER VERSUS TALENTO
O talento depende de profundidade do caráter.  Caráter é uma escolha.
O caráter é formado:  Ambiente, pessoas, influências, e escolhas que fazemos.
Quando o caráter não suporta o peso do talento:
Você conhece alguém que apesar de talentosa, teve um fim trágico por falta de caráter.
O cristão deve fazer jus ao que  o Senhor lhe oferece: Seu caráter garante sucesso duradouro.
É mais fácil chegar ao topo da pirâmide do sucesso do que se manter lá. Daniel  6:4
AVALIAÇÃO DO CARÁTER  : 
Qual o meu conceito diante dos de fora da igreja:  I Timóteo 3:7
Diante da igreja:  Atos 16 1 e 2     e   I Timóteo  4:12
Diante da minha família:  I Timóteo  5:8             =    Diante do meu líder: Daniel  5: 10 a 12
Diante do inimigo:  Atos  19:15                             -    Diante de Deus :    1:8
IDENTIFICANDO O  NOSSO CARÁTER 
Procure descobrir as falhas, peça ao Espírito de Deus te mostrar o que todos vêem, só você não vê.
O que pode destruir o homem?
Riqueza sem trabalho,  prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade
Ciência sem humanidade, adoração sem sacrifício, política sem princípios.
Um homem com deformidade de caráter, não consegue construir uma história digna de ser contada.
TRANSFORMANDO O NOSSO CARÁTER :    Efésios 4:1  a 6     e    5 : 1 a  6
Mudar um hábito é necessário determinação, força de vontade  I Corrintios  4: 14      e      15:33 e 34
Se dispor a Deus, confessar não consigo, aguardar instruções de Deus.  Jeremias  18: 1 a 11

CHEGADA A CANAÃ ...




O tempo da guerra revela a aproximação de um evento impor­tante.
Os gigantes não são sinais da sua saída do Egito, mas, sim, da sua chegada a Canaã.


GLORIFIQUE

UMA LONGA CAMINHADA, PORÉM UMA CHEGADA CHEIA DE VITÓRIAS E BENÇÃOS...


DEUS É BOM
DEUS É MUITO BOM
DEUS É BOM DEMAIS....