sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Contentamento

CONTENTAMENTO    SE    APRENDE    =      Filipenses 4: 10 a 14
Paulo aprendeu o contentamento, o que significa que, no início da sua carreira cristã, ele não o possuía. E onde foi que ele aprendeu a praticar esta virtude? Em meio à abundância ou à falta? É claro que foi durante a necessidade, pois são em circunstâncias como essas que Deus trata conosco. Quando chegou a provisão enviada pelos filipenses, Paulo teve a vitória sobre a privação e a necessidade. Ele venceu (as circunstâncias) e aprendeu o contentamento (com o que passou).

Vemos claramente que o “poder todas as coisas” não significa “não precisar passar por tribulações”, nem tampouco vencê-las tão imediatamente elas cheguem, mas suportá-las paciente e confiantemente, sabendo que a vitória do Senhor é certa e que ela chegará a tempo.        Hebreus 13:5   Romanos 12:16
O contentamento não inunda o nosso coração só porque fizemos uma oração nesse sentido. Ele vem de acordo com um processo de mudança de valores. Este processo é desencadeado quando começamos a dar ouvidos ao que as Sagradas Escrituras dizem sobre o assunto.
Queremos tanto os produtos de última geração pelo mero fato de que todo mundo os está comprando, e não queremos ficar para trás. Há em nossa carne um senso de competitividade e disputa, e estamos sempre procurando estar por cima. A Bíblia fala que o que nos move de maneira gananciosa, em busca da maioria dos nossos alvos, é a inveja:     Eclesiastes 4:4

“Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.” (Lucas 12.21)
Ser rico para com Deus! Este deve ser o alvo de cada um de nós. Não podemos permitir que a cobiça e o materialismo roubem isto de nós. Observe outras coisas que as Escrituras dizem a este respeito:     I Coríntios 1: 5 a 7         -       Provérbios   15: 16 E 17   Valores maiores.
Veja o que Deus diz sobre o tempo necessário para a prosperidade como fruto do trabalho:  Provérbios  13:11
A ganância lhe diz para você jogar em tudo o que puder dar-lhe dinheiro sem esforço e depressa, mas o conselho de Deus diz que “quem ajunta pouco a pouco enriquecerá”. A ganância também lhe dirá para você não entregar os seus dízimos e também não ofertar; ela tentará mostrar-lhe o “quanto” você poderia fazer com este dinheiro. Mas a Palavra de Deus diz que devemos dar e fazer prova de Deus, pois Ele é a nossa provisão e sustento. Quem confia no Senhor vê a diferença:     Provérbios 11:28
Decidir erroneamente e ceder à ganância, gera consequências. I Timóteo 6:10,         17 a 19
O contentamento, por sua vez, é a forma de não permitirmos que estes erros nos enlacem. E, justamente por ser o oposto da ganância, o contentamento nos leva a semearmos na vida de outras pessoas através da prática da bondade e da generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário