sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sábio ? Eu ? Será ?

Sábio ?        Eu ?      Será?              Provérbios

Sabemos pela simples observação que a sabedoria não se confunde com capacidade intelectual. O inteligente não é necessariamente sábio, nem o iletrado é necessariamente tolo.   Mas, o que é ser sábio?      O livro de Provérbios nos oferece algumas boas repostas.
Provérbios é literatura de sabedoria. Diversos provérbios, escritos na maior parte por Salomão  homem que a Escritura descreve como possuidor de sabedoria ímpar.  1:20 exorta, denuncia e repreende  1:22,23-32, instrui  2:3 para que ninguém esqueça seus ensinos, e o coração guarde os seus mandamentos.  3:1-2
Para Salomão, ser sábio é cultivar a benignidade e a fidelidade:  3.3-4 Tais virtudes têm de ser cultivadas em caráter contínuo e profundo, produzindo marcas de transformação no coração e na vida. Benignidade é cultivar a ação bondosa com disposição agradável, branda e suave para com todos, indo bem além do que é esperado. E fidelidade requer o cultivo  da firmeza na palavra, com integridade e honra.
Ser sábio é confiar no Senhor de todo coração não no braço do homem:   3:5-6         Ser sábio é confiar no Senhor de verdade. Por isso Jeremias diz:    (Jeremias  17.5-10).
Cultivando a moralidade em Deus e para Deus  3:7-8   A verdadeira sabedoria está Nele : (Jó 28:12 a 28). E isso requer combater a altivez do coração, desenvolvendo a humildade como quem precisa aprender mais para se tornar um pouco melhor. Requer apartar-se do mal e ocupar o pensamento com as coisas lá do alto.  Encher a mente de tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro e amável.     Enfim, requer obediência.
Ser sábio é honrar  ao Senhor:   3:9-10  Tudo que temos, de fato, não é nosso. A vida não é nossa. Os bens, os dons  que julgamos possuir, não são nossos. Deus é o dono de tudo. Somos apenas administradores. Ser sábio é administrar com fidelidade o que recebemos como mordomos dedicados e prudentes, para a honra daquele que é o dono de tudo.
          Ser sábio é aceitar a disciplina quando repreendidos.  3:11-12. Isso significa reconhecer em nossos caminhos o        amor  de Deus, porque sua repreensão é para aqueles a quem ele ama. E isso requer combater o orgulho para desenvolver um coração contrito,quebrantado,ensinável.    Requer manter espaço na alma para o arrependimento verdadeiro que deseja mudar.
Fazendo isso, estaremos no caminho bem-aventurado da sabedoria que nos conduz à maturidade. Por isso, se diz:   3:13 a 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário