quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NÃO TENTARÁS AO SENHOR TEU DEUS...


“Não tentarás o Senhor teu Deus”        (Mateus. 4:7).
O que significa tentar o Senhor?     Será algo de que podemos ser culpados?

Os filhos de Israel tentaram o Senhor, quando eles se queixaram da falta de água no deserto (Êxodo. 17: 7). Ao dizerem "Está o Senhor no meio de nós, ou não?", eles duvidaram, não só da Sua presença divina, mas também do Seu cuidado providencial por eles.

Satanás tentou o Senhor quando ele O desafiou a saltar do pináculo do Templo (Lucas 4:9-12). Jesus teria tentado a Deus, o Pai, se Ele tivesse feito isso, porque estaria a realizar uma proeza, algo que estava fora da vontade do Pai.

Os fariseus tentaram ao Senhor, quando Lhe perguntaram se era lícito pagar tributo a César (Mateus 22:15-18). Eles achavam que independentemente de como Ele respondesse, Ele indisporia ou os Romanos ou os Judeus que eram violentamente anti-romanos.

Safira tentou o Espírito do Senhor, fingindo dar a receita total da venda de uma propriedade ao Senhor, quando na verdade ela deteve parte dela para si (Atos 5:9).

Pedro disse ao Conselho em Jerusalém que seria tentar a Deus colocar os crentes Gentios debaixo da lei, um jugo que o povo Judeu não tinha sido capaz de suportar (Atos 15:10).

Tentar a Deus é "ver o quanto se consegue sair impune antes que Ele julgue; significa abusar d’Ele, para ver se Ele executará a Sua Palavra, ou forçá-Lo ao limite do juízo .  Nós tentamos a Deus quando murmuramos ou reclamamos, porque estamos, com efeito, a duvidar da Sua presença, poder ou bondade. Estamos a dizer que Ele não conhece a nossa situação, que Ele não se importa, ou não é capaz de nos livrar.

Nós tentamos a Deus, quando nos expomos desnecessariamente ao perigo e esperamos que Ele nos resgate.

Nós tentamos a Deus quando Lhe mentimos, e fazemos isso quando professamos a maior dedicação, sacrifício e empenho, realmente não pretendendo fazê-lo. Do mesmo modo que os fariseus tentaram a Cristo pela sua hipocrisia, nós tentamo-Lo pela nossa.

Finalmente, nós tentamos o Senhor sempre que nos afastamos da esfera da Sua vontade para nós e agimos na nossa vontade própria.

É uma coisa espantosa que uma criatura, alguma vez tente ou ouse tentar o seu Criador, ou que um pecador insulte assim o seu Salvador!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário